[BP]Ferrari[/BP] não é apenas uma máquina, é um mito que encanta a
todos, esteja onde estiver. É o objeto de desejo da maioria dos mortais
que vivem neste planeta.
História
É impossível falar na criatura sem falar no seu grande criador,
Comendador Enzo Ferrari. Nascido 18 de Fevereiro de 1898, na
[BP]Itália[/BP], Enzo Ferrari queria ser cantor de [BP]ópera[/BP],
crítico ou
piloto
de competição. Logo desistiu de ser cantor de ópera, por falta de voz e
ouvido. Não tardou para ele abandonar a idéia de ser crítico, pois ele
se iludiu, dizendo que sempre haveria mais de uma interpretação para o
que ele falava.
Enzo serviu como voluntário na [BP]primeira
guerra
mundial[/BP], e tinha a missão de ferrar as mulas que carregavam os
canhões. A guerra trouxe duas marcas para o italiano: duas cirurgias e
uma enorme força de vontade de sobreviver. Em 1919 decidiu ser piloto e
participou de uma prova (pela primeira vez) em Parma Bercetto, na qual
obteve a quarta colocação (a prova foi vencida por Antonio Ascari, pai
de Alberto Ascari, que futuramente iria morrer ao [BP]volante[/BP] de
uma Ferrari).

Em 1929, decidiu se tornar independente, criando a
[BP]Scuderia Ferrari[/BP], primeira equipe de automobilismo independente
das fábricas, mas vinculada a [BP]Alfa Romeo[/BP]. Tempos depois a Alfa
Romeo recomprou os carros preparados por Enzo, que já continham a alma
Ferrari. A Alfa acabou contratando-o como diretor esportivo. Já em 1938
ajudou a formar a equipe oficial da Alfa Romeo, que foi uma das mais
poderosas de sua época. Porém, o primeiro carro inteiramente construído
por Enzo foi feito durante a [BP]segunda guerra mundial[/BP] em pleno
esforço de guerra, aonde ele foi defender a Itália. Ele foi impedido de
dar seu nome à criação, em decorrência do contrato assinado com a Alfa
Romeu, o carro foi chamado de [BP]Modelo 815[/BP], posteriormente foi
entregue a Alberto Ascari, filho do falecido amigo de Enzo, Antonio
Ascari. A fábrica da Ferrari foi destruída por três vezes durante a
guerra, porém foi nesta época (1946) que foi
desenvolvido
o modelo [BP]Ferrari 125[/BP], sendo a primeira máquina a levar o nome
Ferrari e ter como símbolo o “[BP]Cavallino Rampante[/BP]”.
Em 1951 a Ferrari conseguiu sua primeira vitória na [BP]Fórmula
1[/BP], em [BP]Silverstone[/BP] com José Froilán González. Em 1956 a
vida de Enzo mudaria radicalmente. Juan Manuel Fangio havia conquistado o
titulo mundial pilotando uma Ferrari, porém neste mesmo ano Dino, filho
único (reconhecido) de Enzo morrera de distrofia muscular, com apenas
24 anos. Depois deste acontecimento Enzo nunca mais foi ver seus carros
num grande prêmio. Enzo tinha outro filho, Piero Lardi, fruto de um
romance secreto, que só foi reconhecido aos 42 anos.
Em 1961 foi o ano em que a Ferrari venceria o mundial de construtores pela primeira vez. Em 1969 a
empresa
enfrentava diversos problemas econômicos e se associou a FIAT, com 50%
de suas ações, sendo assim a Ferrari não se tornaria uma marca
vulgarizada. Lançada no começo da década de 80, a Ferrari Testarosa
ficou muito famosa depois de ser usada no seriado Miami Vice. Foi a
primeira Ferrari a ter ar-condicionado e bancos de couro.

Para comemorar os 40 anos da marca, a empresa decidiu construir o
mais rápido carro do mundo, produzido em série para prazer da sua
clientela, aquilo que os italianos apelidaram “um automóvel de corrida
para estrada”. A [BP]Ferrari F-40[/BP] foi apresentada em 21 de Junho de
1987 na fábrica de Maranello. A [BP]F355[/BP] foi lançada na versão
cupê em 1994 para substituir a 348. Essa Ferrari tem motor entre-eixos e
a sua carroceria é toda confeccionada em alumínio e aço. Atualmente a
F355 é oferecida em três modelos: [BP]Berlinetta[/BP], [BP]GTS[/BP] ou
[BP]Spider[/BP]. A [BP]F-50[/BP] foi lançada em 1996 para comemorar os
50 anos de vida da marca, sua carroceria é confeccionada em fibra de
carbono e kevlar, para que o carro fique mais leve e resistente, podendo
chegar a 325 km/h. Sua produção tem tiragem limitada. O dia 14 de
Agosto de 1988 foi um dia negro para Ferrari, aos 90 anos Enzo deixa o
mundo e a Ferrari.
O Símbolo
O cavalo símbolo da Ferrari é chamado de Cavallino Rampante. Durante a
Segunda Guerra Mundial Enzo admirava um piloto da aeronáutica italiana,
Franceso Baracca, que usava este cavalo como [BP]amuleto de sorte[/BP]
em suas missões de guerra. Pouco tempo depois da guerra, quando Enzo
preparava seu primeiro carro em 1923, recebeu dos pais de Baracca o
amuleto, que foi usado como símbolo.
Curiosidade
• A marca vende em média apenas 4 mil unidades anualmente.
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